quarta-feira, 7 de maio de 2008

Qual é a sua chave?

Texto: Tati Domiciano



Já viu o filme "1408"? (Fique tranquilo, este texto não tem a mínima intenção de ser uma propaganda...) É uma produção do diretor Mikael Hâfström, lançada no final do ano passado. Bom, o fato é que a personagem principal, por motivos diversos, quer muito entrar neste quarto de hotel, o que dá nome ao filme, o 1408. O mais interessante é que antes do tal cara entrar, há uma sequência de imagens perfeitas da chave sendo introduzida na fechadura e todos os mecanismos e engrenagens trabalhando para que a porta se abra. Em seguida, um corte para o rosto do ator mostra o alívio e a satisfação dele em, finalmente, ter atingido seu objetivo. Tudo isso em menos de um minuto. Menos de 60 segundos que prenderam minha atenção pelo resto da estória.



Analise da seguinte forma: a chave foi a ferramenta que a personagem usou para realizar sua meta. Começou a fazer sentido para você? O que me fez queimar a mufa na verdade foi analisar esta sequência e tentar aplicá-la no dia-a-dia. Sonhar faz parte da essência de qualquer um. E aquele máxima, que sempre é dita por alguém -- "uma pessoa não vive sem sonhos"-- é a mais pura verdade. É tão certa quanto dizer que a vida é para ser feita de realizações de sonhos. Explico novamente: ninguém precisa nos ensinar como e com o quê sonhar, mas precisamos aprender como tornar o imaginário em realidade.



No filme, a realização foi convertida num signo pequeno e sem muito valor, a chave. E o que precisamos saber disso? Que muitas vezes a nossa chave pode não ter, ainda, o encaixe perfeito na fechadura que queremos abrir. É neste ponto que precisamos agir. Todas as ações são concentradas no aperfeiçoamento do que consideramos ser a nossa ferramenta. E nesta jornada --sim, é uma jornada -- enfrentamos questões reais, do mundo real. É uma busca pessoal. É um temido encontro de você com você mesmo. Fácil para poucos, difícil para outros e quase impossível para tantos que temem dar o primeiro passo.



Deixo vocês com Nietzsche, em "Além do Bem e do Mal" : Quem alcança seu ideal, vai sempre além dele.



P.S: Ainda não tenho o design da minha chave, mas o primeiro passo foi dado. :)

Um comentário:

diego sieg disse...

ahhh q orgulho da minha editora de coração!

Tatinha, seu texto me fez reviver aquelas intensas tardes de bate papo na redação. Mta Saudade disso!

E por aqui eu tb continuo em busca do design ideal para a minha chave...

Quem sabe um dia conseguimos encontrar!rs.

beijos